quarta-feira, 3 de junho de 2009

Relatório - Movimentos em massa (Reformulação)

Questão central: Será que o ângulo de atrito e a água influenciam o deslizamento dos materiais?

Teoria : Ocupação antrópica e problemas de ordenamento - Deslizamento de terrenos

Princípios :

1- As zonas de vertente são locais de desnível da topografia terrestre e de declive mais o menos acentuado.
Nestas zonas é frequente a ocorrência de movimentos descendentes de materiais do solo ou de materiais rochosos, onde fenómenos como a erosão podem ser mais rápidos e mais intensos.

2- Movimentos em massa são situações em que se movimenta uma grande massa de materiais sólidos, quase sempre de uma forma brusca e inesperada ao longo da vertente, o tipo e as características das rochas, a sua disposição no terreno, isto é, a orientação e inclinação das camadas, o seu grau de alteração e de facturação são aspectos que poderão contribuir para acelerar ou retardar a ocorrência de um movimento em massa.

3- A forca de atrito numa vertente, impede o deslocamento dos materiais, esta força é controlada por alguns factores, como o grau de coesão dos materiais e o efeito de ancoragem que pode ser realizado pela raizame das plantas.

4- Materiais geológicos são fragmentos sólidos, de várias dimensões, de diversas origens, como por exemplo de origem metamórfica, magmática e sedimentar, temos como exemplo a areia fina, grossa, areão, calhaus, entre outros.
5- Inclinação é o ângulo definido entre a linha de maior declive de uma superfície plana com um plano horizontal.
Conceitos:

1º Zona de vertente;
2º Movimento em massa;
3º Fenómenos geomorfológicos;
4º Força da gravidade;
5º Força de atrito;
6º Tensão superficial;
7ª Declive;
8º Ângulo de atrito;
9º Areia fina;
10º Materiais geológicos;


Resultados:


Material OrgânicoMaterial Seco>Material Humedecido> Material Saturado>
Ângulo do atritoTempoÂngulo do atritoTempoÂngulo do atritoTempo
Areia Fina40º690º(*)45º2
Areia Grossa 36º481º839º3
Areão44º90º(*)1355º6
Calhaus37º342º344º5

(*) Cairam apenas alguns sedimentos

Material SecoMaterial Humedecido>Material Saturado>
-Areia Fina


V=d/t <=> V=0.025/6

-Areia Fina

<=> V=0.042 m/s


V=d/t <=> V=?
-Areia Fina



V=d/t <=> V=0.025/2 <=> V=0.125m/2
-Areia Grossa


V=d/t <=> V=0.025/4
<=> V=0.0625 m/s
-Areia Grossa


V=d/t <=> V=0.025/8
<=> V=0.0316 m/s
-Areia Grossa


V=d/t <=> V=0.025/3
<=> V=0.083 m/s
-Arelio

V=d/t <=> V=0.025/4
<=> V=0.0625 m/s
-Arelio

V=d/t <=> V=0.025/13
<=> V=0.0192 m/s
-Arelio

V=d/t <=> V=0.025/6
<=> V=0.042 m/s
-Calhaus

V=d/t <=> V=0.025/3
<=> V=0.083 m/s
-Calhaus

V=d/t <=> V=0.025/3
<=> V=0.083 m/s
-Calhaus

V=d/t <=> V=0.025/5
<=> V=0.05 m/s


Conclusão:

Com esta experiencia concluímos que:

- O material que apresenta maior ângulo de atrito a seco é o areão;

- O material que apresenta menor ângulo de atrito quando humedecido é os calhaus;

- O material que desliza com maior velocidade a seco e quando humedecido é os calhaus;

- O material que desliza com menor velocidade a seca é a areia fina e quando humedecido é o areão;

- Quando há o humedecimento dos materiais geológicos o ângulo de atrito é geralmente entre os 40º e os 90º ; Quando há a saturação dos materiais geológicos o ângulo de atrito é geralmente entre os 40º e os 60º ; Quando os materiais geológicos são secos o ângulo de atrito é geralmente entre os 35º e os 45º ; Quando os materiais geológicos estão apenas húmidos o ângulo de atrito é muito elevado; Quando os materiais geológicos estão saturados em agua o ângulo de atrito é maior que nos materiais secos, mas menor que nos materiais húmidos;

- Quanto maior for o ângulo de atrito maior deveria ser a velocidade de deslizamento, o que não acontece pois como por exemplo nos calhaus devido há falta coesão entre si, estes possuiam maior velocidade, enquanto que por exemplo no caso da areia fina e do areão que mesmo com um ângulo de atrito elevado a velocidade era pequena, devido à aderência dos sedimentos e ao seu grau de coesão entre as particulas.

Em superfícies inclinadas o comportamento tangencial actua no sentido de fazer deslocar o material rochoso ao longo da vertente em oposição ao atrito. À medida que a inclinação de uma vertente aumenta, esta componente tangencial também aumenta, o que torna mais fácil o deslocamento dos materiais ao longo da vertente.

A quantidade de água pode ser determinante para criar instabilidade numa vertente. A água que se infiltra no material geológico, devido a sua forte capacidade de estabelecer ligações moleculares, cria a volta das partículas do solo uma fina partícula que permite manter um certo grau de coesão entre essas partículas.

Contudo, se a concentração de agua no solo distinguir níveis que conduzem a sua saturação, a pressão por ela exercida é tal que obriga a que as partículas desse solo se afastem, o que cria uma situação que pode conduzir a movimentos ao longo da vertente. O tipo de material geológico e o seu tamanho também influenciam os movimentos em massa, sendo muito mais lentos, mas se o material geológico for de grandes dimensões o movimento em massa vai ocorrer mais rapidamente.

Pode-se concluir que o enrolamento (calhaus), o tipo de material geológico, a aderência dos sedimentos e o seu afastamento ou concentração favorece a ocorrência de movimentos em massa.

Publicada por: Barbara Silva e Catia Guimaraes

0 comentários:

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios