sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Dados que apoiaram a formação da teoria de Darwin

Dados Geológicos

Darwin foi influenciado por Charles Lyell nomeadamente nos seguintes conceitos:

- As leis naturais são constantes no espaço e no tempo;

- Deve explicar-se o passado a partir dos dados do presente;

- Na longa história da Terra ocorreram mudanças geológicas lentas e graduais.

A partir destas mesmas leis, Darwin conseguiu comprovar que a Terra existia à mais tempo do que se pensava, sofreu mudanças lentas e graduais.
Tal como a Terra teve tempo para evoluir lenta e gradualmente assim como as espécies também tiveram tempo de evoluir.


Dados Biogiograficos

Os elementos relevantes na formulação da teoria de Darwin são: a existência de uma vasta diversidade de seres vivos e o aspecto exótico de algumas espécies; para alem disso a fauna e a flora diferem de continente para continente.

Darwin com a sua viagem, verificou que em diferentes sítios haviam indivíduos da mesma espécie diferenciados, como por exemplo os tentilhões que em cada ilha apresentavam características diferentes, podendo assim concluir que derivaram todos de um ancestral comum e as condições particulares de cada ilha condicionaram a evolução de cada espécie.


Selecção Artificial

Darwin era um criador de pombos e através dessa criação pôde concluir que ao longo das gerações em caso de cruzamentos selectivos previamente planeados, é possível obter indivíduos com as características desejadas, e distanciadas cada vez mais do ancestral comum.
Se o Homem efectua uma selecção artificialmente então a natureza selecciona através dos factores ambientais (selecção natural). Este processo evidencia-se na natureza.
Publicada por: Barbara Silva e Catia Guimaraes

 
©2007 Elke di Barros Por Templates e Acessorios